O REAL SIGNIFICADO DE HONRAR UM LEGADO

Tempo de leitura: 2 minutos

29 de setembro de 2020

Quando o assunto é sucessão no comando das Empresas Familiares, uma coisa é certa: Os herdeiros têm muito mais do que um empresa para passar a gerir, eles têm um Legado a honrar.

Tendo essa máxima como plano de fundo, não venho na coluna de hoje explicar no que consiste esse Legado. Essa explicação vocês podem encontrar no meu vídeo sobre o tema no canal do Jurisdifreitas no YouTube. Deixei o link ao final do texto.

Minha intenção aqui é trazer uma reflexão sobre o que significa “Honrar um Legado”.

Parece algo simples quando se lê, mas este questionamento nos mostra que isso não é algo que nos preocupamos em saber o real significado. O que, consequentemente, nos leva a pensar que muitas pessoas acham que estão honrando um legado, sem mesmo saber o que isso significa.

Como premissa básica e inicial, podemos dizer que parte da tarefa de honrar o Legado de uma Empresa Familiar, consiste em zelar e manter as boas obras e a imagem construída pelo antecessor. Tal atitude é uma forma de demonstrar respeito por tudo o que foi construído durante a vida da pessoa.

Mas acredito que honrar um legado vai muito além de manter as obras de alguém, na verdade é necessário dar continuidade a essas obras e, logicamente, fazer com que elas cresçam ainda mais.

O crescimento não desrespeita o legado, mas o engrandece. Claro, desde que alcançado seguindo os princípios e valores do antecessor.

Por isso, um herdeiro honra o legado não só quando mantém a Empresa Familiar no estado em que a recebeu, mas também quando a torna ainda maior. Honramos uma obra quando conseguimos que ele impacte um número maior de pessoas.

Gabriel Pereira Gomes
CMO e Head de Treinamentos no Freitas e Freitas Sociedade de Advogados
Founder e Mentor da Five Educação Corporativa
Desenvolvedor de Empresas e Advogado.

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?
Cadastre-se abaixo